Jornalista australiana desaparecida no Afeganistão

A jornalista Carmela Baranowska, que estava ao serviço da rede australiana SBS no Afeganistão, está desaparecida desde 28 de Junho, juntamente com o seu assistente afegão e o motorista, noticiaram diversos órgãos internacionais.

Documentarista premiada e conhecida pelo seu trabalho em Timor Leste, Carmela Baranowska saiu de Kandahar na manhã de segunda-feira, provavelmente em direcção à província de Zabul, onde a guerrilha talibã continua activa e a combater as tropas estrangeiras.

Em declarações à Reuters, um agente de segurança da província de Zabul afirmou que o veículo da jornalista tinha sido encontrado na estrada a oeste de Kandahar, não se sabendo se a jornalista foi raptada.

Isto porque um porta-voz das guerrilhas talibã locais disse que tinha sido capturada uma mulher estrangeira e um homem afegão, enquanto outro afirmou que a jornalista não tinha sido raptada pelos talibãs.

Esforços para encontrar Carmela Baranowska estão a ser desenvolvidos pelas autoridades afegãs e por militares norte-americanos.

Partilhe