Jornalista assassinado no Sri Lanka

O jornalista tamil Aiyathurai Nadesan, que trabalhava para o diário “Virakesari” há já 20 anos, foi morto a 31 de Maio em Batticaloa, no Sri Lanka, por indivíduos não identificados.

A morte do veterano repórter, que assinava com o pseudónimo de Nellai G. Nadesan e colaborava ainda com a rádio tamil International Broadcast Group, foi condenada pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e por grupos locais de jornalistas, os quais apelaram a uma greve nacional, marcada para 2 de Junho.

Galardoado com o prémio de “Melhor Jornalista Tamil” em 2000, Aiyathurai Nadesan foi detido em Julho de 2001 por um oficial do exército, que o ameaçou com um processo em tribunal, ao abrigo do Acto de Prevenção do Terrorismo, em virtude da sua postura crítica para com o governo e as forças de segurança.

Como tal, o CPJ decidiu investigar se este assassinato está relacionado com o seu trabalho jornalístico, até porque o repórter é tido como próximo do grupo rebelde Tigres do Tamil, onde recentemente houve uma cisão que provocou o ressurgimento da violência no país, após dois anos de trégua.

Partilhe