Jornalista assassinado no Paquistão

Três homens não identificados mataram a tiro Ameer Bux Barohi, correspondente do jornal paquistanês de língua sindhi “Kawish”, quando regressava a casa depois de ter estado na esquadra da polícia, no passado dia 3 de Outubro.

Segundo notícia do diário “Kawish”, testemunhas oculares disseram que o jornalista discutiu com os três homens e que estes mais tarde o alvejaram cinco vezes e fugiram. Ameer Bux Barohi foi transportado para o hospital civil de Shikarpur, onde morreu devido aos ferimentos.

A morte do repórter – conhecido pelos seus artigos sobre violações de direitos do homem por parte de polícias ou de capangas de elites da região – levou as organizações de jornalistas regionais a instarem a polícia a investigar o assassinato e a prender os culpados, no que foram secundadas pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) e pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A morte de Ameer Bux Barohi ocorre cerca de um ano depois da de Shahid Soomro, também jornalista do diário “Kawish”, cujos assassinos e mandatários foram julgados numa assembleia tradicional e condenados a uma simples multa.

Partilhe