Jornalista assassinado no Nepal

O director de um jornal do Nepal, Nawaraj Sharma “Basant”, foi barbaramente assassinado por indivíduos identificados como pertencendo à guerrilha maoísta que opera na região ocidental do país, denuncia a organização Repórteres sem Fronteiras.

O homicídio de Nawaraj Sharma “Basant” é o segundo crime contra jornalistas perpetrado nas últimas semanas pela guerrilha nepalesa. Antes deste homicídio, os rebeldes haviam raptado Dhana Bahadur Rokka Magar, um apresentador de informação da rádio nacional.

“O desencadear, pelos maoístas, desta violência contra os jornalistas, é uma nova prova de que eles opõem-se ao pluralismo de opiniões”, disse Robert Ménard, secretário-geral da Repórteres sem Fronteiras, em declarações citadas no sítio da organização.

A Repórteres sem Fronteiras exige à guerrilha que pare imediatamente os atentados contra jornalistas e que os culpados por estes crimes sejam julgados pelos tribunais do Nepal.

Segundo informações recolhidas pela RSF, o corpo de Nawaraj Sharma “Basant” foi barbaramente mutilado pelos assassinos, que lhe arrancaram os olhos e os membros, matando-o com um tiro no peito. O corpo do jornalista, que dirigia o único jornal independente da região ocidental do país, foi encontrado próximo da aldeia de Suna.

O jornalista, que era presidente da organização local da Federação dos Jornalistas Nepaleses, já havia sido raptado, em Fevereiro, pelos rebeldes, que o detiveram durante três meses. Na altura, fora interrogado durante cinco dias pelas autoridades nepalesas, as quais suspeitavam que Nawaraj Sharma “Basant” fosse um espião da guerrilha.

Partilhe