Jornalista assassinado no México

Um jornalista mexicano, Francisco Javier Ortiz Franco, foi assassinado no dia 22 na cidade fronteiriça de Tijuana, na Baja Califórnia, quando saía de uma clínica de fisioterapia com os dois filhos, tendo morte imediata.

Na sequência do ocorrido, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) enviou uma carta de protesto para Eugenio Elorduy Walther, governador do estado, condenando a morte do co-editor do semanário “Zeta”.

O jornalista, de 48 anos, foi atingido com quatro tiros na cabeça e no pescoço por um homem de rosto coberto, tendo morrido no cenário do crime, mas os filhos não ficaram feridos.

De acordo com a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), este crime é ainda mais preocupante porque Francisco Javier Ortiz Franco é o segundo jornalista que denunciava tráfico de droga e corrupção na zona fronteiriça a ser morto este ano, depois do assassínio de Roberto Javier Mora García, a 19 de Março.

Também o semanário “Zeta” já antes fora alvo de ataques, tendo Hector Felix Miranda, co-fundador do jornal, sido morto a 20 de Abril de 1988, enquanto a 27 de Novembro de 1997 o editor Jesus Blancornelas ficou ferido numa tentativa de assassinato que vitimou o seu guarda-costas.

Partilhe