Jornalista assassinado na Índia

Sudip Dutta Bhaumik (Syandan Patrika) foi morto a sangue-frio por um elemento das forças de segurança quando estava à espera da reunião com o comandante do segundo batalhão dos Tripura State Rifles (TSR).

“A morte de Sudip Dutta Bhaumik é uma evidente demonstração da deterioração a que chegou o ambiente em que operam os trabalhadores dos media na Índia”, afirmou Anthony Bellanger, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a propósito do assassínio daquele jornalista em Nagar, a cerca de 20 km de Agartala, a capital do estado de Tripura. “Embora a detenção imediata de quem o atingiu seja um sinal positivo, são imprescindíveis e urgentes medidas do governo do estado de Tripura para acabar com o agravamento da situação e com a cultura de impunidade.”

De acordo com o relato da FIJ, “Bhaumik, experiente jornalista do Syandan Patrika, destacado jornal de língua Bengali, deslocara-se ao quartel-general dos Tripura State Rifles (TSR) para uma reunião com o comandante. Porém, na sequência de uma discussão com elementos do Personal Security Officer do próprio comandante, Nandu Riyang terá disparado, matando o jornalista a sangue-frio”.

A morte de Bhaumik acontece dois meses depois de Santanu Bhowmik, de 28 anos, jornalista da Dinraat, um canal de televisão por cabo, ter sido atacado quando acompanhava confrontos locais em Tripura.

Sudip Dutta Bhaumik é o sexto jornalista a ser assassinado na Índia este ano. De acordo com os registos da FIJ, desde 2015 foram mortos 18 jornalistas no país, elevando o total desde 1990 a 108.

Partilhe