Jornalista Alfredo Mendes lança “Almendra – Alcunhas e Falares”

“Almendra – Alcunhas e Falares” é o título do novo livro que o jornalista Alfredo Mendes acaba de lançar, reunindo mais de meio milhar de alcunhas e de de 2600 termos, expressões e aforismos daquela aldeia alto-duriense.

Ilustrada com 66 fotografias antigas e actuais das gentes da terra, “relevando a memória oral e visual colectiva”, como acentua a nota de divulgação, a obra é ditada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

Com “Almendra – Alcunhas e Falares”, Alfredo Mendes “pretende contribuir para o avivar de um precioso património imaterial que não se confina, apenas, àquela região, indo de encontro à proclamação de Miguel Torga, ‘o universal é o local sem paredes’”.

“Ao arrepio de saudosismos piegas, tal garimpar procura honrar a nossa prodigiosa cultura popular, os percursos das pessoas, as cumplicidades, os afectos, as suas vivências”, acentua a nota sobre o livro citando também o que dele disse o jornalista e escritor Ricardo de Saavedra: é um livro “com expressões lascadas nas fragas da vida”.

Ex-jornalista no “Diário de Notícias”, Alfredo Mendes publicou em 2009 “Café Âncora d’Ouro – Piolho, Um Século de Vivências” e “Porto Naçom de Falares”, ambos com a chancela da Âncora Editora.

O livro pode ser adquirido no Posto de Turismo de Turismo de Vila Nova de Foz Côa – Avenida: Gago Coutinho e Sacadura Cabral – 5150 Vila Nova de Foz Côa. Telef. 279760329. Email: turismo@com-fozcoa.pt.

Partilhe