Jornalismos e jornalistas em colóquio internacional

Três instituições de investigação e ensino superior nas áreas da sociologia e da comunicação social promovem, nos próximos dias 30, na Culturgest, e 31, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, um colóquio internacional sobre “Jornalismos/Jornalistas”, que vai pôr em discussão percursos e experiências profissionais no sector.

O colóquio, que se realiza no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação e do Projecto de investigação sobre «As Novas Gerações de Jornalistas Portugueses», do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, é co-organizado também pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS).

No primeiro dia, um painel intitulado «Encruzilhadas da Profissão» reúne intervenções de “um antigo estagiário que nunca conseguiu fazer carreira; de uma antiga jornalista que, desiludida com a profissão, decidiu reciclar-se e trabalha, hoje, como editora de livros; de uma jornalista que, formada no estrangeiro (em França e na Inglaterra), prossegue uma carreira de sucesso; e de uma jornalista que, num espaço de tempo relativamente curto, chegou à direcção de um jornal de referência”, antecipa o coordenador do colóquio, José Rebelo, do ISCTE.

No segundo painel “procura-se alargar a reflexão a outras formas de comunicação. No respectivo painel, intitulado «Novas Formas de Comunicação», intervêm: a directora do «Espelho», jornal cuja difusão se faz colando-o nos muros e paredes das cidades; a directora da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique que, correspondendo embora ao modelo tradicional de jornal, apresenta uma característica interessante – a de não visar o lucro, apoiando-se numa cooperativa de leitores; um jornalista que se tem distinguido pela irreverência e pela originalidade das palavras de ordem, dos slogans e dos cartazes que concebe (vide manifestações de Setembro 2012 e Março 2013); de um jornalista que recorre ao humor como forma privilegiada de comunicar.

Além daqueles paineis, haverá conferências de dois professores convidados: Rémy Rieffel (Universidade de Paris II – Panthéon/Assas) e Carolyn Marvin (Universidade da Pensilvania).

O segundo dia será inteiramente consagrado à apresentação de conclusões da investigação sobre «As Novas Gerações de Jornalistas Portugueses» assim como a comunicações sobre aspectos mais relevantes da referida investigação.

Programa

30 de Maio – Culturgest (Pequeno auditório)

I – Encruzilhadas da Profissão

9,30h – Apresentação, José Luís Garcia
10,00h – Mesa redonda moderada por José Marmeleira
– José Nuno Matos, «O perfil do jovem jornalista: dilemas de uma nova condição?»
– Sofia Monteiro, «Do Jornalismo aos Livros: a procura de uma oportunidade»
– Rebecca Abecassis, «Resistir, resignar e responsabilidade»
– Renato Teixeira, «O jornalismo morreu, viva o jornalismo»
– Bárbara Reis, «Três problemas e uma interrogação»
11,45h – Debate

12,15h – Conferência, Rémy Rieffel (Univ. Paris II, Panthéon-Assas), «Le Journalisme de l’avenir»

II – Novas Formas de Comunicação

14,30h – Apresentação, José Rebelo
15,00h – Mesa redonda moderada por Liliana Pacheco
– Joana Gomes Cardoso, «O Espelho: Uma Nova Forma de Comunicar e Intervir»
– Sandra Monteiro, «Le Monde Diplomatique: Outro Modo de Ver a Actualidade Nacional e Internacional»
– Pedro Vieira, «É impossível não comunicar, diz o watzlawick e diz o gaspar»
– Nuno Ramos de Almeida, «Manual de cozinha do activista no tempo das redes sociais»
16,45 – Debate

17,15h – Conferência, Carolyn Marvin (Univ. Pennsylvania), «Context Collapse: Some Ethical Implications for Journalists»

31 de Maio – ISCTE – IUL (Auditório C 104, Edifício II)

9,30h – Principais conclusões do projecto de investigação «As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal»
– José Rebelo
– José Luís Garcia
– Rui Brites
11,00h – Debate
12,00h – Comentário, Rémy Rieffel

14,30h – Comunicações

I Painel
– Alexandre Manuel, «A opção pelo jornalismo»
– José Luís Garcia e José Marmeleira, «A apropriação da subjectividade do jovem jornalista»
– Diana Andringa, «Imaginário e Realidade nas Novas Gerações de Jornalistas»

II Painel
– Vanda Ferreira e Pedro Dinis de Sousa, «Pressões exercidas sobre os jovens jornalistas: atitudes, representações e fatores associados»
– Liliana Pacheco e Helena Freitas, «As novas gerações de jornalistas em Portugal: poucas expectativas, algumas desistências e muitas incertezas»
– Dinis de Abreu «Ética e Tecnologia»
– Adelino Gomes, Rui Brites e Marta Neves «Novas Gerações e Next Journalism: olhares cruzados sobre a evolução tecnológica, a independência, a ética e a deontologia jornalísticas. Questionário nas redacções e uma experiência de investigação em seis escolas de ensino superior»

17,30h – Encerramento

Partilhe