Jornalismo e Democracia Representativa em debate no Porto

Abordar diversos aspectos da relação entre a comunicação social e a política em ambientes democráticos é o objectivo das III Jornadas Internacionais de Jornalismo, que se realizam a 14 de Março na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, sob o tema “Jornalismo e Democracia Representativa”.

O programa inicia-se às 9 horas com intervenções do reitor da UFP, Salvato Trigo, da directora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP, Maria do Carmo Castelo-Branco, e do representante da organização, Jorge Pedro Sousa, às quais se segue, pelas 9h30, uma conferência de abertura proferida por Todd Gitlin, da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Após um intervalo para café, inicia-se pelas 10h45 um debate sobre Jornalismo Político e Democracia Representativa com as presenças do académico galego Xosé López, dos docentes brasileiros José Marques de Melo e Francisco Karam, e dos professores universitários portugueses José Esteves Rei, Moisés Martins e Rogério Santos.

Da parte da tarde, está previsto para as 14h30 um debate sobre “Marketing Político e Jornalismo Político: Que relações?”, com o jornalista João Paulo Meneses, o consultor João Tocha e os académicos João Carlos Correia, Vasco Ribeiro, Isabel Férin e Cristina Ponte.

Pelas 16h45 inicia-se o último painel – Jornalistas e Políticos: Cúmplices e Adversários –, que contará com os jornalistas Ricardo Jorge Pinto, Carlos Daniel e Luís Osório, Estrela Serrano, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e os políticos Luís Filipe Meneses e Antônio Hohlfeldt (ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, no Brasil). Os comentários finais caberão a Joaquim Fidalgo, docente da Universidade do Minho e antigo provedor do leitor do diário “Público”.

Paralelamente a estes debates há um extenso programa de sessões para comunicações de tema livre, que poderá ser consultado na íntegra no sítio da Universidade Fernando Pessoa.

Partilhe