Jornalismo ameaçado no Nepal e na Índia

Federação Internacional dos Jornalistas manifesta preocupação com detenções e atropelos à liberdade de imprensa nestes dois países.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) expressa preocupação e denuncia a violação dos direitos dos jornalistas no Nepal e na Índia, instando os respetivos governos a que sejam adotadas medidas para segurança dos profissionais e proteção da liberdade de imprensa, considerando urgente que sejam punidos aqueles que desrespeitam os referidos princípios.

A FIJ refere que se registaram vários incidentes durante as eleições locais no Nepal, onde vários jornalistas foram presos: Tilak Adhikari, responsável pelo semanário Janata Jindabad, foi detido na sua própria residência, na área de Makwanpur; Thakur Prasad Timalsina, Gambhir Pathak, Gopal GC, Pustaman Gharti e Hari Bishnu Oli também foram presos. Quanto ao fotojornalista Ajay Desar sofreu ataques de um grupo não identificado de indivíduos em Nakhipot, tendo a sua máquina fotográfica sido danificada. Dev Chandra Bhatta, outro fotojornalista, foi perseguido pela polícia em Nuwakot no exercício da sua atividade. Anjaan Dahal e Shivahari Ghimire receberam ameaças.

Na Índia, o Supremo Tribunal emitiu uma decisão em que proibia os meios de comunicação de publicarem qualquer notícia acerca das denúncias sobre a alegada corrupção de juízes, apresentadas por CS Karnan, juiz em Calcutá. Karnan foi condenado a seis meses de prisão, tendo jornais como The Indian Express e The Times of India considerado esta situação uma enorme desilusão.

De acordo com a FIJ, um editorial do segundo órgão de comunicação mencionado critica a decisão de proibição de notícias sobre o assunto, salientando que a liberdade de expressão, “central em qualquer democracia, não pode ser colocada em risco. É um situação muito infeliz que o poder judicial se torne um veículo de constrangimento à expressão dos povos”.

Já os jornalistas Nallamilli Rama Reddy e Meghnad Bose foram agredidos em Andra Pradesh e Nova Delhi por realizarem o seu trabalho. Reddy foi atacado em casa, enquanto Bose sofreu agressões da polícia quando acompanhava a visita do presidente turco, Recep Erdogan.

“A FIJ manifesta preocupação perante o aumento considerável de incidentes que ameaçam a liberdade de imprensa na Índia”, refere a Federação Internacional dos Jornalistas. “As autoridades devem assegurar a existência de uma atmosfera livre para que jornalistas e órgãos de comunicação possam operar livremente”, acrescenta a entidade.

Partilhe