Jornal suspenso no Gabão

O Conselho Nacional de Comunicações (CNC) do Gabão suspendeu o bimensário “Nku’u Le Messager” por se sentir insultado por um editorial da publicação, e avisou que a suspensão só será levantada se o jornal mudar a sua equipa editorial.

O editorial em causa foi publicado a 8 de Agosto e é da autoria de Norbert Ngoua Mezui, que critica a composição do CNC e acusa os seus membros, entre outras coisas, de serem demasiadamente bem pagos e preguiçosos.

O editorial foi uma resposta a um comunicado do CNC datado de 28 de Julho, em que o organismo “classificava arbitrariamente os jornais gaboneses em duas categorias, parciais e imparciais”, tendo o “Nku’u Le Messager” sido “erradamente considerado” como parcial, afirmou o director da publicação.

Para o Comité de Protecção dos Jornalistas (CPJ), “a censura do CNC sobre este jornal independente é inaceitável”, o que levou a directora-executiva da organização a instar as autoridades gabonesas a anular a decisão e a permitir que os jornais do Gabão publiquem notícias e opiniões sem receio de represálias.

De acordo com o CPJ, o Conselho Nacional de Comunicações já emitiu oito suspensões, desde 2003, contra jornais que criticaram as autoridades, sendo que alguns desses títulos permanecem encerrados.

Partilhe