Jornal sudanês suspenso

O jornal sudanês em língua inglesa “The Khartoum Monitor” teve a sua licença de publicação revogada a 12 de Junho por determinação do Conselho Nacional de Imprensa, departamento estatal que regula os média.

O jornal já enfrentara uma situação semelhante em Julho de 2003, quando divulgara notícias sobre escravatura no país, mas um tribunal de recurso restaurara a licença e desde Março de 2004 que o jornal saía normalmente.

A ordem agora recebida alega que a primeira decisão do tribunal é que estava correcta e não avança mais explicações, ignorando por completo a decisão do tribunal de recurso.

Segundo Alfred Taban, administrador da publicação, em causa poderão estar notícias publicadas em Maio acerca de actos de violência contra refugiados perto de Cartum. As notícias contradiziam a versão oficial dos acontecimentos, tendo desagradado às autoridades que mandaram confiscar toda a edição do jornal.

O “The Khartoum Monitor” deixou de editar a partir do momento em que recebeu a decisão do Conselho Nacional de Imprensa, mas Alfred Taban afirma estar disposto a levar o caso ao Tribunal Constitucional do Sudão.

Partilhe