Jornal liberiano alvo de extorsão por funcionários judiciais

Funcionários de um tribunal de Monróvia, capital da Libéria, exigiram 500 dólares liberianos (cerca de 7,5 euros) como condição para reabrir as instalações do jornal “Forum”, o que já deveria ter ocorrido a 11 de Março na sequência do pagamento de uma multa por “desrespeito de uma ordem judicial” no valor de 150 euros.

O caso foi denunciado à Fundação de Média para a África Ocidental (MFWA) por Augustine Fallah, editor executivo do “Forum”, que considerou estar perante uma extorsão que faz parte de uma tentativa deliberada de silenciar o jornal.

As instalações do “Forum” foram fechadas na sequência da não comparência da administração do jornal em tribunal, a 24 de Fevereiro, no âmbito de um caso de difamação interposto pelo candidato senatorial Melee Kermue, que sentiu a sua reputação afectada por um artigo do jornal que alegava que ele teria saído dos Estados Unidos para fugir a um processo de tráfico de droga.

Perante a não comparência, o juíz Yussif D. Kaba emitiu um mandado de prisão para Augustine Fallah e o seu pessoal a 4 de Março e ordenou o encerramento das instalações do jornal.

Porém, o editor executivo do “Forum” alega que a audiência estava marcada para Março e que foi antecipada sem qualquer aviso para 24 de Fevereiro de modo a aproveitar a ausência do país do advogado do jornal.

Partilhe