Jornal “i” eleito o mais bem desenhado do mundo

O júri da 32.ª edição da The Best of Newspaper Design Creative Competition, organizada pela Society for News Design (SND), considerou o jornal português “i” como o mais bem desenhado do mundo, pela sua “abordagem única e fresca”.

Apesar de o voto ter sido secreto, a decisão foi unânime, algo que surpreendeu o próprio júri, composto por Haika Hinze (“Die Zeit”), Heidi de Laubenfels (“The Seattle Times”), Svetlana Maximchenko (“Akzia”), Carl Neustaedter (“Ottawa Citizen”) e Sara Quinn (Poynter Institute).

“O diário português “”i” destacou-se pela sua capacidade de aproveitar o melhor da linguagem visual dos jornais, revistas e outras publicações e criar algo novo que é mais do que a soma das suas partes. É compacto. É fresco. É coerente, mas também cheio de surpresas”, afirmou o júri em comunicado, frisando que o formato da publicação convida o leitor a envolver-se de forma mais profunda com o jornal.

Segundo os jurados, o “i” poderá “inspirar designers e editores de todo o mundo a repensar os seus modelos e reformular ou criar novos modelos mais adequados aos seus públicos”.

Para ler todo o testemunho do júri, consulte o sítio da SND.

Partilhe