Jornal e televisão no Quénia alvo de rusga policial

Comandos encapuzados da polícia queniana invadiram, pouco depois da meia-noite de 2 de Março, o edifício onde estão sediados o jornal “East African Standard” e a estação televisiva KTN, seguindo depois para a tipografia do grupo Standard, de onde retiraram pilhas de jornais, com as quais fizeram uma fogueira no exterior.

Durante as rusgas, os comandos policiais agrediram vários funcionários, detiveram três jornalistas, desactivaram o equipamento de transmissão televisiva e confiscaram vinte computadores da redacção da KTN, deixando apenas o equipamento da editora-executiva Farida Karoney.

Os três jornalistas do “East African Standard” detidos, que haviam sido levados para a esquadra de Kileleshwa, foram entretanto transferidos para local desconhecido.

Segundo uma notícia daquele jornal, as emissões da KTN foram retomadas após 13 horas de silêncio e o ministro da Administração Interna John Michuki já admitiu que a acção foi ordenada pelo governo, afirmando que “quem se mete com uma serpente, deve estar preparado para ser mordido”.

Partilhe