“Jornal dos Açores” suspenso desde dia 24

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está a acompanhar a situação no “Jornal dos Açores”, que suspendeu a publicação no passado dia 24, cujo futuro se desconhece. O periódico tem ao seu serviço uma dezena de jornalistas, além doutros trabalhadores.

O SJ, em comunicado divulgado hoje, dia 29, afirma estar a procurar esclarecer com a administração da empresa, através da Direcção Regional dos Açores, quais as suas intenções para o futuro do jornal, que foi publicado só durante ano e meio.

É o seguinte, na íntegra, o comunicado do SJ:

Apoio aos jornalistas do “Jornal dos Açores”

1. O Sindicato dos Jornalistas manifesta o s apoio e solidariedade aos jornalistas e outros trabalhadores do “Jornal dos Açores”, com sede em Ponta Delgada, que se encontra suspenso desde o passado dia 24, ao cabo de apenas ano e meio de publicação, e com futuro incerto para aqueles profissionais.

2. Preocupado com a situação da dezena de jornalistas da sua redacção e com a defesa dos seus direitos – uma vez que estão em causa dois meses de salários em atraso e todos os subsídios de férias e de Natal vencidos desde a existência do jornal, mais as compensações legais na eventualidade de a empresa encerrar – o SJ lembra que:

a) É necessário clarificar com a Empresa as suas intenções relativamente ao futuro, pelo que a Direcção Regional dos Açores do SJ está a procurar esclarecer, junto da sua Administração, o que pretende fazer;

b) Os jornalistas devem continuar a comparecer nas instalações da Empresa, até que esta, prestando-lhes esclarecimentos formais sobre o seu futuro, os dispense expressamente (de preferência por escrito) dessa comparência;

c) Os jornalistas têm o direito de comunicar a situação à Inspecção Regional de Trabalho;

d) Os jornalistas estão em condições legais de recorrer de imediato ao regime dos salários em atraso, obtendo direito ao subsídio de desemprego;

e) Na eventualidade de a Empresa se apresentar à falência, os jornalistas e outros trabalhadores são credores preferenciais, devendo apresentar-se como tal no processo.

3. O SJ apela à unidade dos jornalistas e recorda a importância da inscrição no seu Sindicato, bem como a eleição de delegados sindicais.

29 De Setembro de 2006

A Direcção do SJ

A Direcção Regional dos Açores do SJ

Partilhe