Jornais romenos denunciam pressões

O “Romania Libera” e o “Evenimentul Zilei”, dois jornais romenos propriedade de grandes grupos multinacionais, estão a sofrer pressões ao nível dos conteúdos editoriais.

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), os jornalistas do “Romania Libera” queixam-se que o grupo Westdeutsche Algemeine Zeitung (WAZ), com sede em Essen, na Alemanha, pressiona a publicação para que reduza a cobertura de eventos políticos e diminua o espaço do editorial, além de dar instruções diárias sobre quem não deve ser criticado nas páginas do jornal.

Por outro lado, jornalistas do “Evenimentul Zilei” acusam o grupo suíço Ringier, proprietário do jornal, de interferir com a independência do mesmo, na medida em que tem vindo a exercer pressão para que o jornal abrande o seu tom crítico, de modo a aumentar a circulação.

Perante estes dois casos, a FIJ alerta que “quando interesses políticos começam a interferir com os critérios editoriais, surgem consequências devastadoras para a qualidade e o pluralismo dos média”.

Sublinhando que o grupo WAZ controla a maioria dos jornais na Bulgária, vizinha da Roménia, e que possui um monopólio virtual na Macedónia, Aidan White, secretário-geral da FIJ, lembra que a Federação tem vindo a chamar a atenção para a “excessiva concentração de órgãos de comunicação e da propriedade de órgãos por grupos estrangeiros”.

Partilhe