Jornais quenianos atacados

As instalações dos jornais “Weekly Citizen” e “The Independent”, em Nairobi, capital do Quénia, foram atacadas a 24 de Setembro por cerca de vinte mascarados armados que alegaram ser agentes da polícia e pilharam os escritórios, confiscaram material e ameaçaram o pessoal.

O caso foi condenado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que o considerou “especialmente grave se se confirmar que foi um ataque da polícia”, sublinhando que a ser esse o caso o governo terá de “punir os responsáveis e compensar os jornais”.

Segundo o chefe de redacção do “Weekly Citizen, Tom Alwaka, que chegou ao local já depois do ataque, as autoridades na esquadra central de Nairobi afirmaram que o ataque havia sido levado a cabo pela polícia administrativa.

Tom Alwaka disse ainda que recebeu telefonemas anónimos na semana passada, em que lhe perguntaram se o jornal pretendia publicar algo sobre o Relatório da Comissão Ndung’u Land, um documento sobre possíveis apropriações ilegais de terras que devia ter sido tornado público a 24 de Setembro.

O chefe de redacção do “Weekly Citizen” afirmou também que o seu interlocutor anónimo quis combinar um encontro num hotel de Nairobi e lhe ofereceu 25 mil dólares pela não publicação do relatório.

Partilhe