Jornais encerrados na Bielorússia

O “Regional Newspaper”, um jornal independente da cidade de Molodechno, foi encerrado a 29 de Setembro, por um período de três meses, pelo Ministério da Informação bielorusso. É a quinta publicação a ser fechada pelo Estado desde o início de Agosto.

O Ministério justificou a sua decisão alegando que o suplemento televisivo do “Regional Newspaper” contava como um segundo jornal, o que era contrário à licença de publicação atribuída ao título.

Este caso e o de quatro outros jornais motivou uma carta da Associação Mundial de Jornais (WAN) e do Forum Mundial de Editores (WEF) ao Presidente Aleksandr Lukashenko, contestando as decisões tomadas e apelidando-as de pouco credíveis, por se darem a poucas semanas de um acto eleitoral que poderá ser decisivo para a continuação de Aleksandr Lukashenko à frente dos destinos da Bielorússia.

Os outros quatro títulos encerrados pelo Ministério da Informação foram: o jornal satírico “Navinki”, fechado por três meses a 27 de Agosto; o semanário “Novaya Gazeta Smorgoni”, suspenso durante três meses a 16 de Agosto; o “Rabochaya Solidarnost”, afectado pela dissolução, a 2 de Agosto, por ordem do Supremo Tribunal, do seu fundador, o Partido Trabalhista Bielorusso; e o diário “Narodnaya Volya”, proibido de laborar a 4 de Agosto, por não ter pago uma indemnização a um antigo director da televisão estatal.

Partilhe