Jornais atacados na Costa do Marfim

Os escritórios dos diários “24 Heures”, “Le Patriote”, “Le Nouveau Réveil” e “Le Libéral Nouveau” em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, foram atacados, pilhados e incendiados a 4 de Novembro por grupos de civis pró-governamentais.

Os ataques mereceram pronta condenação da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que protestaram ainda contra a proibição de distribuição de oito publicações nas regiões pró-governamentais da Costa do Marfim.

Estas “medidas preventivas contra jornais pró-rebeldes”, como as designou fonte governamental à Agência France-Presse, afectaram os jornais “Le Patriote”, “24 Heures”, “Le Nouveau Réveil”, “Le Libéral Nouveau”, “Le Front”, “Ivoire Matin”, “Le Journal des Journeaux” e “Le Jour Plus”.

Há ainda a registar o corte deliberado, desde a noite de 3 de Novembro, das retransmissões locais das frequências FM da Radio France Internationale (RFI), do BBC World Service e da Africa Nº1, ao que tudo indica por sabotagem.

Semelhante silenciamento não é novidade para estas estações de rádio, que já a 25 de Março tinham ficado sem emissão em Abidjan, por altura de uma manifestação proibida da oposição durante a qual as forças governamentais mataram pelo menos 120 pessoas, segundo as Nações Unidas.

A actual onda de violência contra os média tem vindo a crescer desde há alguns meses na Costa do Marfim, sendo que em Outubro foram vários os casos de vendedores de jornais atacados por grupos de jovens nas ruas de Abidjan.

Partilhe