João Pina vence prémio Estação Imagem 2017

Repórter fotográfico recebe galardão principal pelo trabalho “Rio de Janeiro – Preço pelos eventos desportivos”.

Foi com uma série de fotos sob o título “Rio de Janeiro – Preço pelos eventos desportivos” que o fotojornalista João Pina, radicado na América Latina há cerca de 15 anos, conquistou o galardão principal do Prémio Estação Imagem Viana do Castelo 2017, no valor de três mil euros, segundo revelou a organização.

O trabalho centra-se nos efeitos nocivos que a organização de competições como o Mundial de 2014 ou os Jogos Olímpicos do ano passado, ambos com epicentro no Rio de Janeiro, exerceram na cidade de acolhimento.

O prémio foi atribuído por um júri de âmbito internacional liderado por Francis Kohn (diretor de fotografia da Agência France Presse) e que contou também com Bénédicte Kurzen (NOOR), David Guttenfelder (National Geographic), Tyler Hicks (New York Times) e Andrei Polikanov (Takie Dela).

Felipe Carnotto foi distinguido com o prémio para a foto do ano, mas houve mais agraciados: Tiago Miranda e José Carlos Carvalho com trabalhos, respetivamente, sobre os Comandos e a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa para as eleições presidenciais; Xoán A. Soler com “A Emoción da Chegada”; Octávio Passos por “Corrida de cavalos é uma roleta animada”; Ana Brígida com “6 de maio” e “Binóculos na savana”; João Ferreira por “Arquipélago”; Paulo Pimenta com “Do outro lado” e Jesús Madriñán por “Dopo Roma”.

Menções honrosas seguiram para Artur Machado por “O rio” e Gonçalo Delgado com “Inferno”. A Leonel de Castro foi atribuída a Bolsa Estação Imagem por “Braços minhotos no horizonte marítimo”.

Partilhe