João Fernando Ramos lança “D. João I”

“D. João I” é o título do romance com que o jornalista João Fernando Ramos se inicia no campo da ficção e cujo lançamento está marcado para amanhã, 23, às 18h30, na Fnac do Norteshopping, em Matosinhos.

A obra, que será apresentada pelo professor de Direito José de Azeredo Lopes, pelo jornalista Luís Costa e pelo apresentador de televisão Jorge Gabriel, é uma abordagem romanesca à figura histórica do rei João I, “o pai da Ínclita Geração”.
“O jornalista João Fernando Ramos traz-nos, no seu romance estreia, a aventurosa e fascinante história de D. João I, o da Boa-Memória. Nasceu filho bastardo, foi mestre de Avis, mas a força das circunstâncias levaram-no a conjurar contra a regente D. Leonor Teles e o seu secretário galego Conde Andeiro, fiéis subservientes dos interesses do reino vizinho”, lê-se na sipnose apresentada pela editora Esfera dos Livros.
“Era preciso assumir um trono para o qual não estava destinado. Lutar pela independência de um povo contra a ameaça castelhana e afirmar a sua dinastia na História de Portugal. Para isso contava com a ajuda silenciosa de Adelaide, uma mulher misteriosa com o suave cheiro das montanhas… Do feliz casamento com a inglesa D. Filipa de Lencastre nasceu uma geração de filhos que marcou para sempre a história do país.”
João Fernando Ramos é jornalista com as funções de editor executivo na RTP, em cujo segundo canal apresenta o serviço noticioso “24 Horas”, tendo-se destacado também na apresentação do “Jornal da Tarde” e em reportagens como enviado especial a teatros de guerra.

Partilhe