Jacinto Godinho conquista Grande Prémio Gazeta 2006

O jornalista Jacinto Godinho, da RTP 1, foi distinguido com o Grande Prémio Gazeta 2006, no valor de 20 mil euros, pelos três trabalhos da série “Ei-los que partem – História da Emigração Portuguesa”.

O júri – constituído por Daniel Ricardo, Eduardo Gageiro, Eugénio Alves, Fernando Cascais, Fernando Correia, Guiomar Belo Marques, Jorge Leitão Ramos, José Rebelo e Paquete de Oliveira – destacou o rigor com que a informação recolhida foi tratada, a clareza do texto, a fluidez e pertinência das imagens transmitidas e a multiplicidade de géneros jornalísticos utilizados: da entrevista à reportagem, passando pelo comentário.

O Prémio Gazeta Revelação, no valor de 5 mil euros, foi atribuído a João Pacheco, da revista “Pública”, por três artigos sobre ameaças a áreas quase ignoradas do património nacional que “além da originalidade temática”, revelam “um assinalável talento de repórter, com uma escrita bem estruturada, sensível e criativa”.

O troféu Gazeta de Mérito coube a Manuel António Pina, profissional que durante três décadas trabalhou como redactor e editor no “Jornal de Notícias” e se mantém ainda ligado à imprensa através de crónicas regulares na revista “Visão” e no “JN”, onde tem mostrado que é um “cronista brilhante e exemplar”, além de ser “um dos mais notáveis profissionais da sua geração” e “uma referência ética e cívica do jornalismo português”.

Por fim, o Prémio Gazeta Imprensa Regional foi atribuído à revista mensal “Mais Alentejo”, criada há oito anos pelo antigo jornalista da Lusa António Sancho. Com sede e redacção em Beja e delegados em Portalegre e no Litoral Alentejano, esta publicação tem conquistado “um espaço, influência e prestígio que a colocam entre os bons exemplos de uma renovada informação regional, cada vez mais viva e actuante”.

Partilhe