Itália e Rússia preocupam representante da OSCE

O alemão Freimut Duve, representante da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para a liberdade de imprensa, expressou a 12 de Dezembro “fortes preocupações” com a situação dos média em Itália e na Rússia, naquele que foi o seu último discurso perante os delegados dos 55 países membros.

As preocupações do representante da OSCE relativamente à Rússia prendem-se com o facto do Kremlin “controlar directa ou indirectamente muita da imprensa russa, em particular a electrónica”.

No caso italiano, Freimut Duve mostrou-se preocupado com a aprovação da Lei Gasparri e alertou que “a Itália está a criar um precedente muito perigoso que pode influenciar seriamente a estrutura dos média nos outros estados membros da OSCE”.

Segundo o representante da OSCE, a nova lei permitirá que a família de Silvio Berlusconi aumente a partir de 2009 o seu peso nos média italianos, acusações refutadas pela delegação italiana na organização, que alega que Freimut Duve não tem conhecimento profundo sobre esta matéria.

Entretanto, a Lei Gasparri e a postura defensiva de Berlusconi em relação a esta continuam a provocar reacções em Itália, onde Luca Cordero di Montezemolo, presidente da Federação Italiana de Editores de Jornais (FIEG), decidiu responder às acusações do presidente do Conselho relativas à imprensa escrita.

“Desagrada-me que o presidente do conselho acuse os editores de quererem parar o progresso, pois nada temos contra a televisão digital, apenas observámos que a sua difusão efectiva vai demorar tempo e criticámos que ela fosse usada como alibi para justificar um reforço das posições dominantes no mercado da informação”, explicou Luca Cordero di Montezemolo.

Partilhe