Israel quer processar jornalistas que visitaram Líbano e Síria

A polícia israelita anunciou a 6 de Dezembro que irá recomendar que dois repórteres de televisão que viajaram até ao Líbano e um jornalista que visitou a Síria em Setembro sejam processados por não terem solicitado autorização ao Ministério do Interior de

Os visados são Lisa Goldman e Tzur Shizaf, da estação televisiva Channel 10, e Ron Ben Yishai, do diário “Yediot Aharonot”, que possuem passaportes israelitas mas também estrangeiros, tendo usado estes últimos para passar a fronteira.

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), esta é uma “prática comum” e a única que muitas vezes permite dar notícias sobre a região, embora seja proibida à luz da lei israelita, que impede os seus cidadãos de visitar “estados inimigos” sem autorização governamental.

Os três jornalistas foram interrogados há um mês pela Unidade de Crimes Graves Nacionais e Internacionais e incorrem em penas de prisão que podem ir até aos quatro anos de duração.

“Numa altura em que actores chave da região falam em paz, é grotesco que jornalistas enfrentem processos judiciais por fazerem o seu trabalho. Israel deveria enviar um sinal de que está preparado para mudar”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

Partilhe