Israel instado a reconhecer jornalistas palestinianos

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou a Israel para que acabe com a proibição de acreditações para jornalistas palestinianos, o que impede os órgãos de comunicação social locais de cobrir o fim da ocupação hebraica na Faixa de Gaza.

“Este é um momento histórico para os palestinianos, mas os jornalistas locais não o podem cobrir porque Israel discrima os jornalistas palestinianos e recusa-se a conceder-lhes cartões de imprensa que dão acesso à área”, afirmou Aidan White, secretário-geral da FIJ, lembrando que “apenas uma mão cheia de jornalistas palestinianos ao serviço de órgãos estrangeiros” obtiveram as acreditações necessárias.

Para a FIJ, é preciso acabar com esta “situação deplorável”, em que os órgãos palestinianos não podem noticiar o que se passa no seu próprio país sem incorrerem em ilegalidades e correndo riscos pessoais consideráveis.

Técnico de som da France 3 TV raptado

A 14 de Agosto, Mohamed Ouathi, técnico de som de nacionalidade francesa ao serviço da France 3 Television, foi raptado por três homens armados quando se preparava para entrar no hotel em Gaza City.

Nenhum grupo reivindivou até ao momento o sequestro, o qual foi considerado por Tawfik Abu Khoussa, porta-voz do Ministério do Interior da Autoridade Palestiniana, como “prejudicial” para a causa do povo palestiniano.

Partilhe