Investigação aos negócios do Google com indústria livreira

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar o potencial comportamento anti-concorrencial do Google, na sequência de um acordo de 125 milhões de dólares da empresa com grupos de autores que prevê a digitalização de milhões de livros nos EUA, com o objectivo de vender os ficheiros resultantes através de uma espécie de “iTunes dos livros”.

O acordo foi firmado no Outono passado, após dois anos de negociações, mas organizações concorrentes do Google na digitalização de livros revelaram-se preocupadas com os direitos de exclusividade que são dados ao Google para as chamadas obras órfãs, livros que ainda estão abrangidos por direitos de autor, mas cujo detentor dos direitos não é evidente.

Estas preocupações levaram um juiz de Nova Iorque a conceder um período de quatro meses para que os eventuais afectados pelo negócio – em especial os autores ou os seus herdeiros – possam examinar os pormenores e decidir o que fazer, pois correm o risco de colocar demasiado poder nas mãos de uma única empresa.

De momento, o acordo em causa apenas afecta autores nos EUA, mas é sabido que o Google tem vindo a apresentar propostas similares a organizações de autores noutras partes do mundo.

Partilhe