Instabilidade e incerteza continuam na Imprensa regional

A instabilidade das leis que regem a imprensa regional e a incerteza quanto ao que irá fazer o governo de José Sócrates em relação a novos diplomas para este segmento e para o das rádios marcaram a intervenção de Alfredo Maia, presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), no V Congresso da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Alto Minho.

A intervenção de Alfredo Maia teve lugar a 28 de Maio, o primeiro dos dois dias deste encontro em Paredes de Coura.

Uma vez que “não passará seguramente um governo sem mexer, uma alínea que seja, nos diplomas relativos à imprensa regional ou às rádios locais”, Alfredo Maia revelou-se curioso quanto às intenções do executivo socialista sobre a matéria.

Desconhecendo os planos específicos do governo para o sector – o presidente do SJ elogiou a vontade de impor limites à concentração de propriedade de órgãos de comunicação e esclareceu quais os contributos e críticas da estrutura sindical no debate da lei de incentivos à comunicação social que foi anteriormente aprovada.

Em relação à radiodifusão, Alfredo Maia espera que o governo “estimule a missão dos jornalistas e das empresas e reforce a protecção da informação local e regional, produzida genuinamente no seio das populações”.

O texto integral da intervenção pode ser consultado em anexo.

Partilhe