INSPSIC realiza especialização sobre segurança dos jornalistas em cenários de risco

O Instituto Português de Psicologia e outras Ciências (INSPSIC) vai realizar, de novembro de 2020 a julho de 2021, uma Especialização Avançada Pós-Universitária sobre a segurança dos jornalistas em cenários de risco, que conta com o  apoio do Sindicato dos Jornalistas e da Federação Internacional de Jornalistas.

A especialização teve origem numa formação da Federação Internacional de Jornalistas e foi desenvolvida para ajudar os jornalistas a cuidarem de si mesmos, consciencializando-os sobre os perigos e as ações que podem tomar para se protegerem  e, assim, servirem melhor o público.

O curso pretende também informar os jornalistas sobre as ferramentas que podem utilizar em cenários hostis, sejam eles de conflito bélico ou catástrofes naturais, surtos de epidemias, crises humanitárias, investigações locais, cobertura de assuntos religiosos e ambientais.

O curso tem a duração de 124 horas, podendo alternar entre a  modalidade presencial e não presencial (mais informações em https://www.inspsic.pt/curso/285-especializacao-avancada-pos-universitaria-na-seguranca-dos-jornalistas-em-jornalismo-de-risco-advanced-professional-program).