Insinuações do candidato Rui Moreira lesam liberdade de imprensa

Sindicato condena declarações do presidente da Câmara do Porto e candidato às eleições autárquicas no debate de quarta-feira.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena as declarações do presidente da Câmara Municipal do Porto e candidato às eleições autárquicas de dia 1 de outubro, Rui Moreira, que no debate desta quarta-feira teceu acusações inaceitáveis sobre o trabalho de uma jornalista no exercício das suas funções.

Não é a primeira vez que o presidente da Câmara Municipal do Porto decide atacar os jornalistas, que desempenham um papel crítico no escrutínio dos órgãos eleitos e são um pilar fundamental de qualquer sociedade democrática.

Ao fazê-lo, Rui Moreira mina, através de insinuações graves, feitas de forma leviana, o seu próprio princípio de procurar desenvolver uma sociedade cosmopolita e liberal, que existe numa ligação intrínseca com a liberdade de imprensa.

O SJ lamenta que o presidente da Câmara Municipal do Porto tenha vindo a demonstrar incapacidade para lidar com o que é um dos elementos essenciais do regime democrático: o trabalho livre de constrangimentos e pressões dos jornalistas.

Nesse sentido, o SJ apela, mais uma vez, à reposição do bom senso e do nível democrático a que um presidente de câmara está obrigado, no âmbito das funções públicas que desempenha, mesmo em altura de campanha eleitoral.

Partilhe