Está aberto, até 31 de Agosto, o período de apresentação de trabalhos à 18.ª edição do Prémio Lorenzo Natali, criado pela Comissão Europeia para distinguir jornalistas empenhados no Desenvolvimento, na Democracia e nos Direitos Humanos.
Os trabalhos a concurso deverão ter sido emitidos ou publicados entre 1 de Julho de 2009 e 30 de Junho de 2010, devendo ser consagrados 15 premiados, três por cada uma das cinco regiões definidas pela organização: África, Mundo Árabe e Médio Oriente, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e Caraíbas.
Sem fazer qualquer distinção entre meios de comunicação social, a organização atribuirá, em cada região, um troféu e cinco mil euros ao primeiro prémio, 2.500 euros ao segundo e 1.500 euros ao terceiro, enquanto o vencedor do Grande Prémio terá direito a um troféu e a cinco mil euros adicionais.
Os artigos impressos ou online apresentados a concurso não devem exceder 10 mil caracteres (incluindo espaços) e podem ser submetidos em qualquer uma das 23 línguas oficiais da União Europeia, acompanhados de um resumo obrigatório em Inglês, Francês ou Espanhol.
Os candidatos devem enviar ainda os trabalhos originais com o formulário que autoriza a sua distribuição por parte da organização, assinados pelos próprios ou por entidade que detenha os direitos dos mesmos.
A avaliação, que será feita por um júri composto por profissionais dos média, dos direitos humanos e do desenvolvimento, terá lugar até Novembro de 2010, usando critérios como a relevância do assunto para as questões dos direitos humanos e do desenvolvimento, a originalidade da abordagem, a qualidade e a profundidade da investigação.
Para mais informações, consulte o sítio oficial do Prémio Natali.