Inscrições para o Prémio Natali até fim do mês

Até dia 30 de Junho estão abertas as inscrições para o Prémio Natali, galardão atribuído pela Comissão Europeia a trabalhos jornalísticos na área da defesa dos Direitos Humanos, da Democracia e do Desenvolvimento.

Cada jornalista ou grupo de jornalistas pode concorrer apenas com um trabalho, o qual deve ter sido publicado na imprensa ou na Internet, com o limite máximo de 10 mil caracteres (incluindo espaços), ou emitido por uma agência, rádio ou televisão, com duração máxima de 30 minutos, entre 1 de Janeiro de 2008 e 15 de Junho de 2009.

São aceites versões curtas de trabalhos mais longos, devendo o trabalho original e o guião, no caso das peças áudio ou audiovisuais, ser igualmente submetidos.

Todos os artigos escritos em português ou noutra das 23 línguas oficiais da União Europeia (UE) devem ser enviados com um resumo em inglês, francês ou espanhol, com cerca de 2000 caracteres (incluindo espaços). As mesmas regras aplicam-se aos programas de rádio e de TV, cujo guião pode seguir em qualquer das 23 línguas oficiais da UE.

O júri usará como critérios a relevância do tema para os direitos humanos e o desenvolvimento, a originalidade da abordagem, a qualidade profissional, a profundidade da investigação, os riscos incorridos na recolha de material e o impacto na opinião pública, atribuindo três galardões em cada uma das seguintes cinco regiões: África; América Latina e Caraíbas; Ásia e Pacífico; Europa; e Mundo Árabe e Médio Oriente.

Haverá ainda dois prémios especiais para o melhor trabalho nas categorias TV e Rádio, bem como um Grande Prémio para o melhor trabalho jornalístico em qualquer suporte. Todos eles, bem como o primeiro prémio de cada região, terão um valor de 5000 euros, enquanto o segundo prémio em cada região valerá 2500 euros e o terceiro 1500 euros.

Para mais informações, consulte o sítio do Prémio Natali 2009.

Partilhe