Inscrições abertas para Prémio Euromed Heritage

A Comissão Europeia aceita até 31 de Março de 2007 inscrições para o Prémio Jornalístico Euromed Heritage, um galardão aberto a todos os jornalistas da União Europeia e seus parceiros do Mediterrâneo e que visa a preservação e promoção da herança cultural desta região.

O concurso terá dois primeiros prémios, um para um jornalista da UE e outra para um jornalista de um dos parceiros da UE na zona do Mediterrâneo, que consistem num contrato de três mil euros brutos e despesas de deslocação e acomodação em dois locais Euromed Heritage, onde os vencedores deverão escrever artigos para a newsletter e o sítio Web da organização e, se possível, para o órgão de comunicação onde trabalham.

Cada concorrente só pode apresentar um artigo, publicado entre Março de 2006 e Março de 2007 numa agência noticiosa ou num jornal ou revista de relevância nacional ou regional e com uma extensão entre as 500 e as 2500 palavras.

Apenas serão aceites trabalhos que abordem o conhecimento e a salvaguarda da herança cultural do Mediterrâneo feitos para um público generalista, estando o concurso interdito a artigos da imprensa especializada.

O artigo deve ser acompanhado de um resumo de 200 palavras em inglês ou francês, sendo que a eventual tradução integral dos textos só será necessária caso o texto seja seleccionado para a fase final.

Além da Comissão Europeia, este prémio conta com a colaboração da UNESCO, da Federação Internacional de Jornalistas, da Federação Europeia de Jornalistas e tem a participação especial da rede de agências noticiosas do Mediterrâneo ANSAmed, que atribuirá um prémio especial a jornalistas do Norte de África e Próximo Oriente.

Partilhe