Iniciativas

São muitas e variadas as iniciativas que, desde a sua fundação, caracterizam a actividade do Clube de Jornalistas, quer no plano cultural como no recreativo e desportivo. Se algumas dessas iniciativas não primam pela regularidade, por efeito de certas contingências, uma delas sobreleva as demais pela continuidade e prestígio: os Prémios Gazeta, instituídos em 1984.

Responsável, desde 1984, pela atribuição dos Prémios Gazeta de Jornalismo, justamente considerados os “Pulitzer” portugueses pelo seu valor e prestígio, o CJ organiza também, desde a sua fundação, os Jogos Nacionais e os Jogos Ibéricos de Jornalistas que envolvem, anualmente, centenas de profissionais de Informação portugueses e espanhóis.

Entre as iniciativas que o CJ promoveu regularmente nas suas instalações, destacam-se a Figura do Mês – destinada a assinalar a personalidade que, em cada mês, mais se distinguiu -, os jantares mensais da Confraria de Jornalistas Enófilos – com figuras ligadas ao mundo do vinho -, as Noites da Lapa – convívios musicais na esplanada-jardim, no Verão -, exposições de Artes Plásticas e convívios periódicos entre jornalistas e de jornalistas com outros sectores relevantes da vida portuguesa.

Partilhe