Iniciativa da Google procura “jornalismo de alta qualidade”

Prazo para candidaturas à Digital News Initiative termina a 4 de Dezembro. Google quer financiar projectos jornalísticos considerados inovadores.

Portugal é um dos países europeus abrangidos pela Digital News Initiative (DNI), projecto criado pela multinacional Google com o objectivo de “apoiar a produção jornalística original e a sustentabilidade de projectos jornalísticos inovadores e de alta qualidade”.

Jornalistas e empresas jornalísticas podem candidatar-se, apresentando as suas propostas em língua inglesa. O prazo termina a 4 de Dezembro. Os resultados serão anunciados ao longo de Fevereiro de 2016.

A DNI, descrita pelo jornal The Guardian como uma tentativa da Google de melhorar a imagem depois de ter sido acusada pela Comissão Europeia de concorrência desleal, prevê a atribuição de três tipos de financiamento:

1) criação de protótipos (até 50 mil euros)
2) projectos de média dimensão (até 300 mil euros)
3) projectos de grande dimensão (até um milhão de euros).

O regulamento encontra-se em anexo a esta notícia (cópia descarregada site oficial).

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tem estado em contacto com responsáveis pelo conselho consultivo deste projecto e aconselha os interessados a explorarem o conceito “original journalism” através, por exemplo, da BBC Academy e a consultarem as propostas de inovação publicadas no site Global Editors Network.

O Sindicato dos Jornalistas está disponível para esclarecer dúvidas aos jornalistas associados, através de e-mail (sj@sinjor.pt).

Partilhe