Informação da Mesa da Assembleia Geral

Para a eleição dos corpos gerentes em relação ao triénio 2018/20 foram apresentadas, dentro do prazo estipulado, duas listas concorrentes: uma para todos os órgãos nacionais e outra concorrente ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral.

A Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas informa que, dentro do prazo estipulado, foram apresentadas e validadas duas listas concorrentes às eleições marcadas para o próximo dia 21 de fevereiro: uma identificada pelo lema “Sindicato.com futuro: defender os Jornalistas, cumprir o Jornalismo”, que concorre a todos os órgãos nacionais e a que foi atribuída a letra B; e a lista identificada pelo lema “Unidade e Participação”, concorrente ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral a que foi atribuída a letra A.

A composição e as respetivas linhas programáticas seguem em anexo.

A Mesa informa ainda que foi apresentada e validada uma lista concorrente à Direcção Regional da Madeira, identificada com o lema “POR UM FUTURO” que foi designada por lista Única.

Nos termos da respetiva convocatória, a Assembleia Geral Eleitoral realiza-se no dia 21 de fevereiro de 2018, havendo mesas de voto, a funcionar entre as 10h00 e as 20h00, nos seguintes locais:

– Sede do Sindicato – Rua Duques de Bragança, 7 – E – Lisboa;
– Sede da Delegação Norte – Rua Fernandes Tomás, 424 – salas 4 e 5, no Porto;
– Direcção Regional da Madeira – Largo do Corpo Santo, 14-16, no Funchal;

Os associados que optarem por votar por correspondência deverão observar o seguinte procedimento:
1) Dobrar o boletim de voto em quatro, com a face impressa para dentro;
2) Introduzir o boletim no envelope em branco;
3) Fechar o envelope e nele inscrever a sua identificação (nome, número de associado e assinatura), necessária para o controlo da votação.
4) Introduzir esse envelope no envelope RSF recebido.

O secretismo do voto é garantido pela Mesa da Assembleia Geral, pois, apesar da identificação do associado nos envelopes, os respetivos boletins serão deles retirados, dobrados em quatro e colocados em urna, misturando-se com todos os outros.

Na exportação da base de dados de sócios para o programa de endereçamento de votos, foram erradamente incluídas pessoas sem direito a voto. A informação está a ser revista, mas, dado o risco de os boletins de voto serem enviados para pessoas sem capacidade eleitoral, sublinha-se que apenas serão admitidos os votos dos sócios devidamente inscritos nos cadernos eleitorais.

Chama-se a atenção para a conveniência de os boletins a enviar pelo correio serem expedidos o mais brevemente possível pelos associados, a fim de garantirem a sua entrada nas respetivas mesas até à hora do fecho da votação (20h00).

Lisboa, 23 de janeiro de 2018

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do
SINDICATO DOS JORNALISTAS
a) Eugénio Alves

Partilhe