Informação da Mesa da Assembleia Geral

ELEIÇÃO DOS CORPOS GERENTES PARA O TRIÉNIO 2021/23

A Mesa da Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas informa que, dentro do prazo estipulado, foram apresentadas e validadas duas listas concorrentes às eleições marcadas para o próximo dia 19 de maio: uma identificada pelo lema “Aos jornalistas, pelo Jornalismo!”,  a que foi atribuída a letra A; e a lista identificada pelo lema Ação – Rigor – Independência”,  a que foi atribuída a letra B, concorrentes ambas a todos os órgãos nacionais.

A Mesa informa ainda que foi apresentada e validada uma lista concorrente à Direcção Regional dos Açores, identificada com o lema “Pela Dignidade da Profissão nos Açores” que foi designada por Lista Única e uma lista concorrente à Direção Regional da Madeira, identificada pelo lema “Por um futuro” também designada por Lista Única.

Nos termos da respetiva convocatória, a Assembleia Geral Eleitoral realiza-se no dia 19 de maio de 2021, havendo mesas de voto, a funcionar entre as 10h00 e as 20h00, nos seguintes locais:

– Sede do Sindicato – Rua Duques de Bragança, 7 – E – Lisboa;

– Sede da Delegação Norte – Rua Fernandes Tomás, 424 – salas 4 e 5, no Porto;

– Direcção Regional da Madeira – Largo do Corpo Santo, 14-16, no Funchal;

Os associados que optarem por votar por correspondência deverão observar o seguinte procedimento:

  • Dobrar o boletim de voto em quatro, com a face impressa para dentro;
  • Introduzir o boletim no envelope em branco;
  • Fechar o envelope e nele inscrever a sua identificação (nome, número de associado e assinatura), necessária para o controlo da votação.
  • Introduzir esse envelope no envelope RSF recebido.

O secretismo do voto é garantido pela Mesa da Assembleia Geral, pois, apesar da identificação do associado nos envelopes, os respetivos boletins serão deles retirados, dobrados em quatro e colocados em urna, misturando-se com todos os outros.

Chama-se a atenção para a conveniência de os boletins a enviar pelo correio serem expedidos o mais brevemente possível pelos associados, a fim de garantirem a sua entrada nas respetivas mesas até à hora do fecho da votação (20h00).

Como votar eletronicamente

As eleições para os corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas (SJ) vão incluir, pela primeira vez, a hipótese do voto eletrónico. Para o efeito, a Mesa da Assembleia Geral informa:

  1. O acesso à plataforma eletrónica, para efeitos de votação, será feito através de um link que irá estar disponível na página do Sindicato (www.jornalistas.eu) ;
  2. Caso o email de registo no SJ não esteja atualizado ou não tenha ainda sido facultado, o associado poderá fazê-lo, junto dos serviços do Sindicato, até 14 de maio, às 18h00;
  3. Todos os associados receberão no endereço de email, com que estão registados no SJ, as credenciais de utilizador e palavra-passe e instruções de como proceder à sua alteração;
  4. A plataforma eletrónica estará disponível a partir das 18h30 do dia 14 de maio;
  5. A partir dessa hora os associados deverão entrar na plataforma com as credenciais entretanto recebidas e alterá-las. Só depois disso poderão votar eletronicamente;
  6. A votação só estará acessível entre as 10h00 e as 20h00 de 19 de maio, dia da eleição.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Alertamos para a possibilidade de quem utilizar meios informáticos da entidade patronal para votar poder ser impedido de aceder à plataforma, por questões de configurações de segurança dos servidores das empresas. Nesse caso, sugerimos que utilize o telemóvel para exercer o direito de voto.

Lisboa, 29 de abril de 2021

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Cesário Borga

Consulte aqui a composição e os programas das listas concorrentes:

Composição da Lista A

Programa da Lista A

Composição da Lista B

Programa da Lista B

Composição e programa da Lista U – Açores

Composição da Lista U – Madeira

Programa da Lista U – Madeira

Partilhe