“Indígena virtual” vence World Press Cartoon

O trabalho “Indígena Virtual”, da autoria do argentino Crist e publicado no “Clarín”, foi o vencedor do Grande Prémio do World Press Cartoon, anunciado a 21 de Maio no Centro Olga Cadaval, em Sintra.

Além do artista argentino de 59 anos, que arrecadou 20 mil euros, receberam prémios monetários outros nove cartoonistas, tendo o júri – constituído pelos artistas António (Portugal), Chico Caruso (Brasil) e Hermenegildo Sábat (Uruguai), pelo investigador espanhol Juan Garcia Cerrada e pelo jornalista francês Pascal Philippe – atribuído ainda seis menções honrosas, duas por categoria.

Em Cartoon Editorial, o primeiro prémio foi para o britânico Bromley por “Depois de Arafat”, enquanto o canadiano Mackinnon recebeu o segundo com “O Elo Perdido” e o italiano Gióx ficou em terceiro lugar devido a “Democracia Americana”. As menções honrosas couberam ao sueco Maye e ao brasileiro Guazzelli.

Em Caricatura, as feições de Viktor Yushenko valeram ao italiano Sciammarella o primeiro prémio, ao passo que o segundo ficou para o brasileiro Cau Gomez com o seu “Ronaldinho Gaúcho” e o terceiro para o português Carrilho por “Billie Holiday”. Simanca e Paulo Caruso, ambos do Brasil, receberam menções honrosas nesta categoria.

Por fim, em Desenho de Humor, o domínio foi do Leste europeu, com o polaco Kapusta a vencer com “Evolução”, o húngaro Tettamanti a obter o segundo lugar com “Político” e o polaco Pavel Kuczynski a ficar em terceiro pelo seu desenho de um “Empresário Preso”. Menções honrosas foram entregues ao cubano Ares e ao brasileiro Cau Gomez.

O vencedor do primeiro prémio em cada categoria recebeu 5 mil euros, enquanto o segundo conquistou 2500 euros e o terceiro auferiu mil euros.

Partilhe