Inaugurada a Casa da Imprensa de Cabo Verde

A primeira Casa da Imprensa de Cabo Verde, situada nas antigas instalações do jornal “Voz di Povo”, no Plateau, centro da Cidade da Praia, foi inaugurada a 12 de Setembro, passando a funcionar como sede da Associação de Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).

As instalações foram cedidas pelo Governo à classe em 2005, tendo a remodelação do espaço sido possível com os apoios do Executivo, de organizações não governamentais como o Instituto Marquês de Valle Flor, da União Europeia, da Cooperação Portuguesa e da UNESCO.

Além de um salão para conferências, com capacidade para 100 pessoas, a Casa da Imprensa dispõe de uma secretaria, um cyber-café e uma sala de exposições, que se estreou com uma mostra sobre a história da imprensa em Cabo Verde.

Na Casa da Imprensa, funciona igualmente a Comissão da Carteira Profissional, entidade que irá emitir os títulos profissionais e “pôr ordem no acesso à profissão”, disse Hulda Moreira, presidente da AJOC, lembrando que até agora bastavam seis meses de estágio num órgão de comunicação social para se ser jornalista no país.

Com o Estatuto do Jornalista em discussão no Parlamento cabo-verdiano, a AJOC, na qual estão inscritos cerca de um terço dos cerca de 200 jornalistas do arquipélago, já avançou com a proposta de que, doravante, apenas seja concedida a carteira profissional a candidatos com formação superior.

Partilhe