Inauguração de “Os Ridículos” na Bedeteca de Lisboa

Uma exposição de diversas primeiras páginas do bissemanário humorístico “Os Ridículos”, acompanhadas das respectivas provas enviadas para e recebidas dos serviços de censura do Estado Novo, é inaugurada a 11 de Outubro, pelas 16 horas, na Bedeteca de Lisboa, localizada nos Olivais.

Intitulada “Os Ridículos – Desenho Humorístico e Censura (1933-1945)”, esta mostra inédita é organizada pela Bedeteca e pela Hemeroteca Municipal, sendo composta por três núcleos temáticos: política nacional, política internacional e Lisboa.

Comissariada por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa) e Pedro Bebiano Braga (Museu Rafael Bordalo Pinheiro), a exposição conta com desenhos e caricaturas de Alonso, Stuart, Colaço, Natalino, Silva Monteiro, Américo e Pargana.

Despertar o interesse para este espólio é o objectivo da mostra e de toda a programação subsequente, que inclui conteúdos digitais sobre o tema; visitas guiadas; um ateliê sobre a temática do desenho humorístico, da caricatura política e da censura; e um debate sobre jornalismo gráfico e censura no Estado Novo, com historiadores, ilustradores e jornalistas, no dia 8 de Novembro no Auditório da Bedeteca.

A exposição estará patente até 31 de Dezembro e pode ser visitada entre as 10 e as 19 horas, de segunda a sexta-feira ou de terça-feira a sábado (em Outubro, a Bedeteca encerra no sábado 18 e na segunda-feira 20; em Novembro, fecha nas segundas 3 e 17 e nos sábados 1, 15 e 29; em Dezembro não abre nas segundas 1, 15 e 29 e nos sábados 13 e 27).

Partilhe