Impresa assume compromisso de privilegiar propostas que incluam trabalhadores

Sindicato reuniu-se hoje com presidente e presidente da Comissão Executiva do grupo Impresa.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) reuniu-se hoje com o presidente e o presidente da Comissão Executiva do grupo Impresa, que assumiram o compromisso de privilegiar as ofertas de compra para as 13 publicações à venda que incluam os trabalhadores desses mesmos títulos.

Francisco Pinto Balsemão e Francisco Pedro Balsemão reconheceram que “a situação é preocupante” e frisaram que manter um jornalismo independente implica obter dinheiro para o financiar.

Os dois responsáveis do grupo Impresa adiantaram ter recebido “cerca de uma dezena” de propostas de compra e ter fechado a primeira fase do processo.

A Impresa adiantou que vai agora analisar as propostas, mas não quis assumir qualquer prazo para a conclusão do processo, limitando-se a dizer que procurará que seja “o mais rápido possível”.

O número de interessados, que “vão desde grupos de média a empresários individuais”, foi considerado por ambos como “um indicador positivo”.

Para o grupo Impresa, esta operação – de venda das publicações Visão, Visão Júnior, Visão História, Caras, Caras Decoração, Activa, Exame, Exame Informática, Telenovelas, TV Mais, Courrier Internacional, Blitz e Jornal de Letras – tem como objetivo o “reposicionamento” do grupo.

Ambos sublinharam que o processo em curso exclui o canal de televisão SIC e o semanário Expresso e que “não estão no horizonte outras operações”.

A Impresa anunciou, no dia de 23 agosto, a venda de todas as publicações (excluindo o Expresso), onde trabalham mais de uma centena de pessoas, na maioria jornalistas.

Partilhe