Imprensa estrangeira elege Mariza “personalidade do ano” 2003

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) elegeu a fadista Mariza como a “personalidade do ano” de 2003, pelo seu contributo para a divulgação da cultura portuguesa.

O nome da fadista, natural de Moçambique mas criada em Lisboa, foi o mais votado entre os jornalistas acreditados em Portugal, numa lista de candidatos em que constavam, entre outros, o do Presidente da República, Jorge Sampaio, o do comissário europeu da Justiça e dos Assuntos Internos, António Vitorino, e o do treinador do Real de Madrid, Carlos Queiroz.

O prémio personalidade do ano 2003, segundo um comunicado da Associação divulgado a 15 de Dezembro, “reconhece a qualidade artística elogiada internacionalmente e sobretudo o mérito na divulgação da cultura portuguesa na sua manifestação mais característica – o fado”.

Este ano, Mariza foi já distinguida com o Prémio para a Melhor Artista Europeia na área de “world music” pela BBC Radio 4 e recebeu pela segunda vez o Deutscheschalplaten Kritk (prémio da crítica alemã) pelo CD “Fado Curvo”, que já vendeu em Portugal mais de 35.000 exemplares. A sua carreira tem merecido, de resto, os mais rasgados elogios da imprensa estrangeira: a BBC chamou-lhe “a nova rainha do fado”; o jornal “The Times” afirmou que Mariza “(is) killing us softly” (destroça-nos suavemente); o “Evening Standard” apontou-a como “a nova diva da ‘world music’”; e o “Sunday Telegraph” foi mesmo ao ponto de afirmar, este ano, que Mariza “tomou de assalto o mundo”.

Estes prémios, segundo a AIEP, “chamam a atenção para uma canção tantas vezes esquecida e que Mariza soube renovar não lhe roubando a alma, isto é, as suas características que o identificam com a cidade de Lisboa e o seu povo”.

Em anos anteriores, a AIEP distinguiu o arquitecto Álvaro Siza Vieira (2002), o cineasta Manoel de Oliveira (2001), o futebolista Luís Figo (2000), a diplomata Ana Gomes (1999) e o escritor José Saramago (1998).

Partilhe