Importância do diálogo social realçada em encontro europeu

Organizações audiovisuais públicas e privadas e sindicatos de jornalistas, técnicos, actores e músicos reconheceram que o diálogo social é uma prioridade que deve ser encarada em conjunto por organizações de patrões e de trabalhadores, numa conferência sobre o audiovisual realizada em Varsóvia, na Polónia, durante o fim-de-semana.

O encontro foi organizado a propósito das regras de diálogo social da União Europeia que foram adoptadas para o sector audiovisual em 2004, tendo mais de 130 participantes debatido formas de melhorar a qualidade e o profissionalismo das emissoras da Europa.

A declaração final deste encontro de Varsóvia reafirma que o diálogo social “é importante em todos os assuntos relacionados com a força de trabalho” e que ambas as partes estão “empenhadas com o crescimento, garantindo a vitalidade e qualidade do sector”.

A seguir à adopção desta declaração, representantes dos parceiros sociais europeus vão continuar a encontrar-se regularmente em Bruxelas para discutir a formação e outros tópicos incluídos no futuro Livro Verde da Comissão Europeia sobre Leis do Trabalho, de que é exemplo o estatuto profissional dos trabalhadores da indústria audiovisual.

Partilhe