IFEX lança manual de ciberactivismo

Dicas, estudos de casos e sugestões de recursos para campanhas em prol da liberdade de expressão e de imprensa – como petições, blogs e protestos via e-mail ou SMS – compõem um manual de 136 páginas disponibilizado na Internet pela International Freedom of Expression eXchange (IFEX).

Intitulado Campaigning for Free Expression: A Handbook for Advocates, este trabalho pretende apresentar aos activistas e ciberactivistas de todo o mundo as ferramentas essenciais para levar a cabo campanhas mais eficazes, dando orientações para a criação de estratégias assentes, por exemplo, no apoio de celebridades, artistas e figuras públicas.

O manual aborda ainda questões como a fundamentação legal das acções, a organização de conferências de imprensa, as cartas de protesto, o lobbying, o trabalho em equipa e as missões de investigação no local.

“Ao usarem campanhas estratégicas, tácticas e bem preparadas, os defensores da liberdade de expressão podem maximizar os seus recursos de maneira a tornarem-se agentes de mudança ainda mais poderosos”, afirmou Luckson Chipare, dirigente da IFEX e director regional do Instituto de Média da África Austral (MISA).

Disponível em http://www.ifex.org/download/en/IFEXCampaignHandbook.pdf, este manual foi coordenado por Geoffrey Chan e Rachael Kay, que receberam contributos de membros de organizações não governamentais de todo o mundo e o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega.

Partilhe