Ideias de Sarkozy para os média preocupam sindicatos

Aumentar a concentração da propriedade dos média e diminuir os direitos dos jornalistas sobre o seu trabalho são algumas das propostas dos Estados Gerais da Imprensa Escrita – um fórum promovido pelo governo de Nicolas Sarkozy para debater mudanças no sector da imprensa escrita – que preocupam a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e os sindicatos de jornalistas franceses.

“Estamos espantados pelas contradições no discurso do presidente Sarkozy. Como é possível dizer, ao mesmo tempo, que ‘a imprensa não é e nunca será um produto como os outros’ e defender um relaxamento das regras sobre concentração dos média?”, questiona o presidente da FEJ, Arne König.

Não é aumentando a concentração da propriedade que a França irá alargar o alcance das suas empresas de média no estrangeiro, considera a FEJ, sublinhando a sua surpresa perante a decisão de Sarkozy de atribuir todos os papéis de liderança neste debate nacional aos donos da imprensa.

Para poder apresentar os seus pontos de vista e os dos sindicatos franceses (SNJ, SNJ-CGT e F3C-CFDT) ao Presidente da República gaulês, a FEJ e a Federação Internacional de Jornalistas já pediram uma reunião com Nicolas Sarkozy.

Partilhe