Homenagem ao jornalista Fausto Gonçalves

O Sindicato dos Jornalistas participa na inauguração de uma exposição que evoca o percurso do jornalista Fausto Gonçalves (1899-1977).

Um exposição de homenagem ao jornalista Fausto Gonçalves é inaugurada esta quarta-feira, dia 22, às 18h00, n’A Voz do Operário, em Lisboa. O Sindicato dos Jornalistas foi convidado a participar na sessão de inauguração e estará representado por Bruno Horta, secretário da Direcção.

Depois de uma apresentação, em Abril de 2013, na Biblioteca-Museu República e Resistência, a exposição percorreu várias cidades do país e regressa agora a Lisboa.

Fausto Gonçalves foi sócio do Sindicato dos Jornalistas, escreveu em “A Batalha”, órgão da Confederação Geral do Trabalho, dirigiu, a partir de 1920, o jornal “Era Nova”, órgão da Federação dos Empregados do Comércio, e colaborou ou foi redactor de “A Bandeira Vermelha”,“Diário do Alentejo”, “O Rebate”, “O Tempo”, “Diário Liberal”, “Diário da Noite”, “O Diabo” (1.ª série), “Notícias de Coimbra”, “Gazeta de Coimbra”, “Turismo”, “Mundo Gráfico”, “Alvorada” e “Revista Alentejana”. Fundou e dirigiu “O Relâmpago” e o “Almanaque Alentejano”.

Partilhe