Mário Zambujal homenageado com mural em Lisboa

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, homenageou um dos seus mais proeminentes residentes, o escritor e jornalista Mário Zambujal, dedicando-lhe um mural onde estão representados alguns locais e obras da sua vida, como os jornais onde trabalhou e livros que escreveu.

O mural contempla uma referência à sua obra mais conhecida , “Crónica dos Bons Malandros”, de 1980.

O jornalista e escritor Mário Zambujal com a artista Mariana Duarte Santos (foto: Vítor Mota)
O jornalista e escritor Mário Zambujal com a artista Mariana Duarte Santos (foto: Vítor Mota)

Mário Zambujal nasceu em Moura. Em 1961 tornou-se jornalista profissional no jornal A Bola, passando pelo Diário de Lisboa e pelo Record. No 25 de Abril de 1974, era chefe de redação de O Século. Cerca de um ano depois, assumiu a direção do jornal Mundo Desportivo. Passou pelo DN, pelo Sete e RTP. Na rádio o seu nome ficará ligado ao programa “Pão com Manteiga”. Foi também presidente do Clube de Jornalistas.

O percurso de Mário Zambujal passa ainda pela escrita de textos para teatro de revista. Das suas obras de ficção destacam-se Crónica dos Bons Malandros”, “ Histórias do Fim da Rua”, “À Noite ligo se vê”. Em 2019 escreveu mais um livro, “Rodopio”.

O mural dedicado a Mário Zambujal é uma criação da artista Mariana Duarte Santos e pode ser visto junto ao 299 da estrada de Benfica.

Partilhe