Homenagem a José Estêvão dos Santos Jorge

José Estêvão dos Santos Jorge, sócio número 1 do Sindicato dos Jornalistas recentemente desaparecido, deu os primeiros passos no jornalismo aos 16 anos, no “Diário de Lisboa”, para “ganhar uns tostõezinhos ao fim-de-semana”. Foi o princípio de uma grande aventura no mundo da comunicação social.

É esse percurso de José Estêvão que aqui se evoca, numa singela homenagem do Sindicato dos Jornalistas ao seu primeiro associado, com a transcrição de largos extractos de uma entrevista que concedeu ao jornalista Adelino Gomes no âmbito do projecto de investigação do ISCTE sobre o perfil do jornalista coordenado pelo professor José Rebelo.

O texto, que se publica em anexo, é inédito e foi gentilmente cedido ao SJ pelo autor e pelo coordenador do projecto para esta evocação de José Estêvão, que foi também membro (tesoureiro) da Direcção (1964/65) e presidente da Mesa da Assembleia Geral (1967/68).

A entrevista, realizada em 18.10.2006, é um valioso contributo para a história do jornalismo e dos jornalistas em Portugal. Do muito que nela se diz repescamos a mensagem de José Estêvão aos que agora se iniciam na profissão: «Assegurem um fim cómodo. É a coisa mais difícil hoje. Não há dinheiro que chegue». E também o legado do que, segundo o próprio, foram os princípios que nortearam a sua vida profissional e privada: exemplo, responsabilidade, isenção e humildade.

Partilhe