História dos jornais diários reunida em livro

O livro “Jornais Diários Portugueses do Século XX – Um Dicionário”, do antigo jornalista Mário Matos e Lemos, vai ser lançado dia 24 de Outubro em Coimbra, com apresentação a cargo do professor Mário Mesquita.

O volume, co-publicado pelo Centro de Estudos do Século XX, pertencente à Universidade de Coimbra, e pela editora Ariadne, reúne informações sobre todos os diários que existiram em Portugal entre 1 de Janeiro de 1900 e 31 de Dezembro de 2000 e resulta de três anos de investigação do autor, que analisou cerca de 300 publicações.

A obra permite concluir que a capital foi a cidade que mais diários viu nascer, com 193 títulos, e que apenas oito diários atravessaram do século XIX ao XXI: “Açoreano Oriental”, “Diário dos Açores”, “O Comércio do Porto”, “Jornal de Notícias”, “A União”, “O Primeiro de Janeiro” e o “Diário de Notícias” de Lisboa e do Funchal.

O dicionário fornece também informações sobre as chefias dos jornais ou as suas tendências políticas, além de curiosidades como o facto de em 1902 haver, em simultâneo, 42 diários nas bancas ou terem existido vários títulos que apenas publicaram um primeiro número.

Partilhe