Hemeroteca reabre com novos serviços

A Hemeroteca reabriu as suas instalações no Bairro Alto a 17 de Abril, apresentando novas funcionalidades como o Serviço de Digitalização e Imagem para pedidos de digitalização, na biblioteca ou à distância, e um horário mais alargado, das 10 às 19 horas entre segunda e sexta e das 13 às 19 horas aos sábados.

Instalada no Palácio dos Condes de Tomar, na Rua de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, a Hemeroteca conta desde a reabertura com novos espaços de consulta e leitura, reorganizados por grandes áreas temáticas, tendo ao dispor dos visitantes mais de mil títulos de colecções de jornais e revistas em livre acesso, cruzados com as colecções digitais.

Desde o dia da reabertura e até 30 de Abril, no átrio e escadaria deste equipamento municipal estará patente a exposição “O Terramoto de 1755 na Hemeroteca de Lisboa: fontes & bibliografia”, a que se seguirão as mostras “O Estado Novo e a Censura – o caso do “Notícias da Amadora””, entre 3 e 15 de Maio, e “Ribeiro de Carvalho visto pelas crianças”, de 18 a 31 de Maio.

Estão igualmente previstas para Maio conferências sobre o historiador e ensaísta Jorge Borges de Macedo e uma mesa-redonda subordinada ao tema “A Censura: da Época Marcelista à Actualidade”, esta última a realizar dia 15 de Maio, pelas 19 horas.

Quanto ao horário, importa saber de que na última segunda-feira de cada mês, entre as 10 e as 13 horas, a Hemeroteca encerra para limpeza, arrumação e reorganização das suas colecções.

Partilhe